Neusa Siqueira

Sou uma pessoa sensível com os problemas sociais,principalmente os que envolvem crianças,gosto da minha profissão de professora.

Friday, November 03, 2006

Semana2/Atividade3

Questões baseadas na leitura do texto de Émile Durkheim
1.Qual a posição de DURKHEIM frente ao que diz STUART MILL?
Para Stuart Mill a educação engloba fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo.Durkheim, difere, acreditando que a educação compreende basicamente, a influência das coisas sobre os homens e da ação de uns sobre os outros (adultos sobre crianças e adolescentes).
2.Quais as duas ressaltadas por DURKHEIM?Explique o ponto fraco em que incorrem?
Uma das posições destadas por Durkheim é o desenvolvimento harmônico, que é desenvolver o indivíduo em toda sua perfeição.Outra posição destacada é o desenvolvimento restrito e especializado.
O ponto fraco em que incorrem é que, o indivíduo não deveria se desenvolver somente em toda sua perfeição e nem em especialização única.Deveria sim, desenvolver-se harmonicamente, conforme suas aptidões, buscando realizar-se.
3.O que é preciso, de acordo com DURKHEIM, para definir a educação?
Para definir a educação, de acordo co Durkheim, é preciso considerar o sistemas educativos que existem e os que já existiram, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.
4.De acordo com DURKHEIM, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal,é o conjunto de idéias sobre a natureza, sobre a importância de nossas diversas faculdades, sobre o direito e dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte, etc...idéias essas que são a base do espírito nacional e qualquer educação.
5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal a ser realizado tem que suscitar na criança, um certo número de estados físicos e mentais, que a sociedade considera como indispensáveis a todos os indivíduos, e certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular, considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui DURKHEIM? Explique?
Durkheim, conclui que educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós existem dois seres. Um ser individual e o outro ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós é a tarefa da educação.
Entendo que o ser adulto, tem a função de ajudar e orientar as crianças a se desenvolverem integralmente, conforme a sociedade em que estão inseridas.
7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Sociedade e indivíduo tem idéias dependentes, porque tem vida em comun, e é a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses mais elevados,instituídos pela sociedade,e não somente os nossos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

visitas