Neusa Siqueira

Sou uma pessoa sensível com os problemas sociais,principalmente os que envolvem crianças,gosto da minha profissão de professora.

Wednesday, November 22, 2006

SEMANAS7e8/ECS9-MARX II

SÍNTESE
SISTEMA DE ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHO
Marx e Engels não foram políticos pragmáticos ou realistas.Nunca escreveram um texto, folheto, livro ou artigo expressamente sobre ensino e educação, e as afirmações que fizeram sobre arte e literatura, dificilmente podem servir para a atual polêmica em torno dos problemas do ensino convertidos.Mas Marx e Engels não foram alheios aos temas da educação e ensino, muito pelo contrário, estabeleceram uma relação entre os tipos de atividades e os tipos de aprendizagem (ensino e trabalho), que surgem com a divisão do trabalho.
A divisão do trabalho estabelece a implantação do modo de produção capitalista.Um dos processos que levou a divisão do trabalho foi a divisão da consciência material e intelectual.
Com a divisão do trabalho as ciências e o conhecimento passam a ser propriedade do capital. O sistema de ensino serve para aqualificação da força do trabalho para se ter o aproveitamento máximo. Essa apropriação da força do trabalho , se caracteriza pela exploração no modo de produção capitalista. Nesse modo de produção, o trabalho não faz parte de sua vida, ele trabalha para viver, o que ele produz para si mesmo é o salário.
O trabalho dividido e automatizado mutila o operário, impedindo o seu desenvolvimento intelectual e o crescimento pessoal, com isso torna-se alienado do sistema.
A alienação da qual o trabalhador é submetido por causa da divisão do trabalho, afasta os seus interesses daquilo que ele produz. Relacionando essa alienação à educação, podemos questionar: De que forma são desenvolvidos os objetivos curriculares da escola na escola? Proporcionamos ao aluno que se desenvolva por inteiro? Levamos em consideraçao a sua realidade e seus interesses, para que possa interagir com a escola? Nos preocupamos em tornar a escola num espaço prazeiroso , para onde o aluno tenha vontade de ir?
Essa situação somente seria abolida, com um sistema de ensino popular, onde a instrução seria o instrumento de transformação. Pois somente a ciência e a educação emanciparia o indivíduo e o libertaria das condições opresssoras.

1 Comments:

At 12:25 PM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Neusa

Fiz os comnetários gerais sobre a ECS 9 lá no blog colaborativo :)

abraço,
Suzana

 

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