SEMANA 12/ ECS 11- POLÍTICAS EDUCACIONAIS

REFLEXÕES - POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL - EDUCAÇÃO ESCOLAR
O Brasil historicamente é marcado por lutas e mudanças no sistema educativo.
Atualmente vem se observando mudanças consideráveis nas políticas educacionais, em prol da escola pública. Programas que vem de encontro a garantir uma escola que consolidariza a qualidade do ensino, respeitando a autonomia dos sistemas e colocando a tecnologia a serviço da educação.
Os educandos atualmente proveêm duma sociedade multicultural com uma diversidade de famílias, culturas, raças e níveis sócio-econômicos... A todos devemos um sistema educativo eficiente, solidário e respeitador, que cumpra com a função de formação cidadã.
É importante considerar que o ensino fundamental é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos nos primeiros anos definem seu sucesso escolar.
O Ministério da Educação, em parceria com os estados e municípios vem implantando programas e ações comprometidos com a educação básica. Entre os programas, está a ampliação do ensino fundamental para nove anos, que incluirá milhares de crianças que hoje estão fora da escola; a formação de professores, beneficiando progresivamente a todos na habilitação, formação e atualização; Programa Universidade para todos (ProUni), maior programa de concessão de bolsas de estudo da história da educação brasileira, para estudantes de baixa renda; equipamentos tecnológicos, como computadores e DVDs, além de livros didáticos, literatura, dicionários...
Com essas medidas, cabe aos estados e municípios o compromisso no cumprimento das suas atribuiçoes de modo responsável. Ficando a cargo dos municípios, juntamente as instituições de ensino e comunidade, a elaboração de um projeto pedagógico que crie condições favoráveis para o desenvolvimento democrático dessas ações.
Para que esses programas funcionem de maneira eficaz, deve-se considerar aspectos da realidade do educando. Para isso é necessário que a instituição escolar estabeleça relações democráticas com a comunidade, com vistas à reorganização curricular.
A garantia de condições dignas de trabalho, formação e qualificação dos trabalhadores em educação; equipamentos tecnológicos educativos; escolas bem estruturadas fisicamente e principalmente o comprometimento do professor com a aprendizagem e formação cidadã de seus alunos, me leva a acreditar que é possível construir uma nova realidade educacional no Brasil.
2 Comments:
Olá, Neusa
Obrigada pelo comentário colocado em nosso blog. De fato, a Beatriz e eu somos muito entusiasmadas com as possibilidades da IE. Caso ainda não sejas, tenho a convicção que ao longo do curso serás tão, ou mais, entusiasmada.
Abra@os, Iris
Oi Neusa
E precisamos não perder de vista que a nossa realidade educacional espelha a realidade da sociedade em que estamos inseridos. Uma sociedade de capitalista onde as diferenças de classe são visíveis.
Neste contexto é que se situa a nossa luta.
abraço,
Su
Post a Comment
<< Home